O Mitômano

Uma comédia de verdade.

Baseado na obra homônima de Mario Abade e Celso Rodrigues

Longa Ficção
90 min
Comédia

SINOPSE Qual a maior mentira que você já ouviu na sua vida? Você acreditou? E qual a maior mentira que você contou? Acreditaram? A mentira é o mote central do livro O Mitômano - Uma Comédia de Verdade.

"... com alguma malandragem era possível escapar das situações complicadas e contar a verdade nem sempre era uma boa ideia."

Quando tinha cerca de onze anos de idade, Frank se deu conta de que mentir poderia ser uma bom artifício para que utilizasse em momentos de dificuldade, além de, por meio dela, "conseguir realizar as próprias vontades". 
A mentira, sempre presente na vida do protagonista, serviu de apoio para situações que vivenciou no período escolar. Simulações e dissimulações que iam pouco a pouco lhe servindo como estratégia para alcançar seus objetivos; fosse não fazer uma prova ou tentar evitar a reprovação. Esse tempo da vida do personagem nos é contado pelos autores para que possamos entender a dimensão da personalidade de Frank, o Pinóquio brasileiro de carne e osso. 
A história, contudo, tem início na PUC do Rio de Janeiro, onde ele cursa a pós-graduação em Direito Empresarial e se choca contra o pilotis do edifício. 
"...você sempre dá um jeito de se dar bem e escapar ileso de toda e qualquer situação, mesmo aquelas que foram criadas por você. Pode parecer que isso é uma qualidade, mas não é." O choque contra a edificação poderia ser mais uma demonstração de Frank simulando um acidente para se safar de uma situação complicada. Aline - sua pretendente - é quem tinha dito algo que poderia ter levado o personagem a se lançar contra a construção, como forma de provocar nela alguma culpa, piedade ou qualquer outro sentimento que pudesse aproximá-la dele. No entanto, Frank fora levado para o hospital e o caso se apresenta mais grave do que supunha um dos amigos do protagonista. Frank, pelo menos dessa vez não havia mentido, estava em coma. Enquanto tenta sobreviver, Frank vai rever as suas ações baseadas em mentiras. Começa na infância e se estende até a fase adulta. A mentira que tanto usou, na esfera da vida escola, na sua atuação profissional e que cercou amigos, familiares e as mulheres com que se relacionou, centraliza a vida de Frank. Mentir, mentir, mentir, esse é o seu mantra.



Direção: Mario Abade
Roteiro: Mario Abade e Celso Rodrigues
Distribuição: Fênix
Produção: Escarlate