O Voo da Guará Vermelha

Uma história de Maria Valéria Rezende.


Longametragem
Drama
90 minutos

SINOPSE
Rosálio é um pedreiro analfabeto que atravessa o país em busca de alguém que o ajude a ler e escrever. Ávido por conhecimento, segue uma jornada solitária para fazer da fantasia de enredos fantásticos, a trajetória de sua vida. Irene é uma mulher mais velha, soropositiva e prostituta. Sua saúde é frágil, como a de quem habita a margem estreita da sociedade. Ela pouco sabe ler, mas é o suficiente para se virar em um mundo difícil e quase sem cor.

Em um encontro cotidiano para aplacar as solidões dos corpos, eles se conhecem. Para ela, falta o íntimo do outro, o contato além do ato, que lhe é cotidiano e vazio. A ele carecem apenas as letras, conhecer sua trama intricada de frases e a formação das palavras em texto.

Entre semanas de um contato que se torna cada vez mais próximo, Irene lhe apresenta o alfabeto e o ensina a escrever, enquanto seus dias são contados como um cronômetro reverso da vida. Rosálio absorve tudo com a mesma pressa com que lhe conta as histórias de sua vida, entre a fantasia e a realidade. Ele fará do verbo e do que aprendeu com ela, uma nova forma de viver.

O Voo da Guará Vermelha é um drama que se passa no Brasil fora dos cartões postais e à beira das cidades. Com personagens invisíveis para o cotidiano das grandes capitais, eles pertencem ao íntimo de todos nós e, olhando com cuidado, veremos que estão em todo lugar. Uma história sensível de amor profundo e humanidade.